" A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas ". (Johann Goethe)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cerca de 98% da superfície da Antártida é recoberta por geleiras. Estas dão origem aos icebergs que flutuam à deriva pelo mar. O gelo Antártico, que soma 30 milhões de km, representa mais de 90% da água doce do planeta e é uma riqueza estratégica para o futuro, se todos os rios do mundo fossem alimentados por esse gelo, correriam perenes por pelo menos 600 anosrca de 98% da superfície da Antártida é recoberta por geleiras.

Tratado da Antártica

O Tratado da Antártida é um acordo firmado desde 1959, que determina o uso do continente para fins pacíficos, estabelece o intercâmbio de informações científicas e proíbe novas reivindicações territoriais.
A primeira expedição brasileira à Antárida aconteceu em 1984 com o navio Barão de Teffé, dando início ao Programa Antártico Brasileiro com a instalação da base científica Comandante Ferraz na Ilha do Rei Jorge.

Aspectos do continente gelado 

Apenas no ano de 1818 o capitão William Smith chegou à Antártida como primeiro representante da humanidade. Atualmente, a população do continente é formada por pesquisadores de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil, e também por turistas.
A precipitação pluviométrica anual, porém, é comparável à dos desertos mais secos do planeta.
Para se ter uma idéia, a pele exposta ao ar da Antártida pode congelar em segundos.

Clima

Na Antártida, não é o relógio e o calendário que determinam os compromissos, mas sim as condições do clima. O rigoroso inverno não permite que os pesquisadores saiam dos abrigos, pois lá fora encontrariam a morte por hipotermia.
Como lá o frio é intenso, a maior parte da energia dos alimentos é utilizada para a produção de calor corpóreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário